Laboratórios

Laboratório de Estudos Urbanos e do Território (LETUR) – Professoras Responsáveis: Profa. Dra. Patrícia Helena Milani, Profa. Dra. Rafaela Fabiana Ribeiro Delcol.

O Laboratório de Estudos Urbanos e do Território – LETUR concentra pesquisas em Geografia Urbana, sobretudo nas temáticas: segregação e fragmentação socioespacial, práticas espaciais e dinâmica territorial urbana, industrialização e novas dinâmicas econômicas na região leste do Estado de MS. Combinado a isso também concentra pesquisas ligadas à Geografia e Gênero. O LETUR é equipado com equipamentos de informática, escritório, bem como livros e revistas científicas ligadas sobretudo à Geografia Urbana. Os projetos de pesquisa vinculados ao Letur envolvem alunos de graduação e pós-graduação. O LETUR se vincula ao Grupo de Pesquisa LEA UFMS (Laboratório Multidisciplinar de Ensino e Pesquisa (https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8516).

Laboratório de Estudos Regionais – LABER (FINEP) – Professor Responsável: Prof. Dr. Jodenir Calixto Teixeira.

O referido laboratório, bem como os projetos de pesquisa, envolvem alunos de graduação e pós-graduação. É um espaço novo, contando com equipamentos de informática e escritório. É utilizado como espaço de estudos e pesquisas por grupos de estudos, bolsistas da graduação e pós-graduação. As pesquisas e estudos desenvolvidos são no âmbito da Geografia Regional e Agrária. Está vinculado ao Grupo de Pesquisa do CNPq: Centro de Estudos Regionais e Socioambientais (CeRes) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço, Política e Ideologias (G-EsPI). http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/309804

Laboratório de Geografia Agrária (GEOAGRÁRIA) – Professores Responsáveis: Profa Dra. Rosemeire Aparecida de Almeida e Prof. Dr. Sedeval Nardoque.

No GeoAgrária são desenvolvidas ações de ensino, pesquisa e extensão que objetivam produzir e divulgar conhecimento acerca da dinâmica agrária e conflitos resultantes do desenvolvimento do capitalismo no campo, particularmente no Território Rural do Bolsão Sul-matogrossense. Fornece suporte às atividades do Grupo de Pesquisa do CNPq “Estudos Agrários”, do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-BOLSÃO) e da Rede Dataluta Nacional e MS. Possui vários equipamentos que subsidiam atividades de campo e escritório. O referido laboratório envolve alunos de graduação e pós-graduação, além de parcerias com a UFGD – Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT): repasse de tecnologia social (Biodigestor). E Embrapa-Pantanal (cedência de pesquisador para compor projeto de pesquisa).

Laboratório de Monitoramento Ambiental e Recursos Hídricos (LAMARH) – Professor Responsável: Prof. Dr. Frederico dos Santos Gradella.

O laboratório LAMARH (instalado no prédio FINEP) concentra pesquisas sobre sistemas fluviais e as águas superficiais e subterrâneas; planejamento e gestão de bacias hidrográficas. O laboratório faz parte do grupo de pesquisa do CNPq Geotecnologias e Modelagem Ambiental (GEOTEMA) – UFMS. Possui equipamentos para análises de água em campo e laboratório. O referido laboratório envolve alunos de graduação e pós-graduação, além de parcerias com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente.

Laboratório de Biogeografia e Climatologia Geográfica (LABICGEO) – Professor Responsável: Prof. Dr. Mauro Henrique Soares da Silva.

O LABiCGeo, tem a finalidade de exercer atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas aos cursos de graduação e pós-graduação do Campus de Três Lagoas, competentes aos temas e ou disciplinas de cunho ambiental, relacionadas aos princípios e abordagens da Biogeografia e da Climatologia Geográfica, pautando-se na interdisciplinaridade. Conta com uma série de equipamentos, tais como: estações meteorológicas, sensores termo higrômetros, armadilhas fotográficas, Drone, câmera termográfica, etc. Equipamentos estes adquiridos com recursos de projetos ligados ao PPGeo/UFMS/CPTL, fomentados pela FUNDECT, CNPq, CAPES, além de verbas da própria UFMS. Tais equipamentos permitem atender projetos de pesquisas dos docentes/pesquisadores membros do laboratório, além de projetos de Iniciação Científica, mestrados e doutorados, bem como aqueles em parcerias e/ou rede com outras instituições nacionais e internacionais. O LaBiCGeo está ligado aos Grupos de Pesquisa Geotecnologias e Modelagem Ambiental (GEOTEMA – UFMS) e Taxonomia, biossistemática e ecologia da flora de Mato Grosso do Sul e estados vizinhos – UFMS.

Laboratório de Sensoriamento Remoto Aplicado (LASER) – Professores Responsáveis:  Prof. Dr. Vitor Matheus Bacani e Profa. Dra. Patrícia Helena Mirandola Garcia.

O Laboratório de Sensoriamento Remoto – LASER – desenvolve aplicações do Sensoriamento Remoto, com ênfase na modelagem ambiental dinâmica voltada às ações de planejamento e gestão ambiental de bacias hidrográficas, bem como na avaliação dos serviços ecossistêmicos relacionados ao estoque e sequestro de carbono. Os projetos recentes do laboratório envolvem a utilização de modelos preditivos e simulações para avaliar o estoque de carbono em regiões como o Estado de Mato Grosso do Sul e o Cerrado brasileiro, visando contribuir para a definição de estratégias efetivas de mitigação das mudanças climáticas e identificação de áreas prioritárias para conservação e desenvolvimento sustentável. Além disso, o LASER busca fornecer conhecimentos científicos e ferramentas de modelagem que possam apoiar a tomada de decisões relacionadas à gestão dos recursos naturais e à promoção do equilíbrio entre as fontes de emissões antropogênicas e as remoções por sumidouros de gases de efeito estufa. Está vinculado ao Grupo de Pesquisa/CNPq Geotecnologias e Modelagem Ambiental, com colaboração em rede de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. Possui grande diversidade de equipamentos e softwares (livres e comerciais).

O laboratório mencionado envolve estudantes de graduação e pós-graduação, além de parcerias com instituições renomadas, tais como a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campus de Aquidauana, a Universidade de Havana, a Université de Rennes 2 na França, a University of Canterbury na Nova Zelândia, o CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) também na França e o CARTEL (Centre d’Applications et de Recherche en Télédétection) da Université de Sherbrooke no Canadá.

Estão vinculados ao LA-SER Grupo de pesquisa: Geotecnologias e Modelagem Ambiental (GEOTEMA) – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/188668

Laboratório de Prática de Ensino (ENSIN@).  Professores Responsáveis:  Profa. Dra. Patrícia Helena Mirandola Garcia  e Prof. Dr. Sedeval Nardoque.

O Laboratório de Prática de Ensino de Geografia tem uma proposta interdisciplinar com o objetivo de construir materiais e recursos didáticos e cartográficos, de modo que os discentes mantenham contato com as diferentes tecnologias do ensino da geografia, além de criar parâmetros entre a teoria e a prática. Estão vinculados a esse laboratório: o Programa de Iniciação à Docência (PIBID), o Laboratório Multidisciplinar de Ensino e Aprendizagem, Revista ENSIN@ UFMS e o Projeto Estágio do Curso de Licenciatura em Geografia. O referido laboratório envolve alunos de graduação e pós-graduação, além de parcerias com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências UFMS/Campo Grande – Linha Ensino e Educação Ambiental.

Vinculado ao ENSIN@ está o Grupo de pesquisa: LEA/UFMS – Laboratório Multidisciplinar de Ensino e Pesquisa – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8516

O referido laboratório é uma integração das duas linhas de pesquisa, constituindo o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Possui ainda vinculado ao laboratório, a Revista ENSIN@ – https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl

Laboratório de Geoprocessamento (LAPEGEO SIG/FINEP) – Professoras Responsáveis: Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba e Profa. Dra. Patrícia Helena Mirandola Garcia.

Laboratório de Geoprocessamento, recém instalado num espaço de 51,04 m², desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de geoprocessamento. O Grupo de Pesquisa DIGEAGEO – Diretrizes de Gestão Ambiental com uso de Geotecnologias está vinculado diretamente ao laboratório. Possui parceria com laboratórios da UFMS, bem como com outras universidades no país. Possui um amplo conjunto de equipamentos e softwares específicos para atender às aplicações no campo das geotecnologias.

O referido laboratório, bem como os projetos de pesquisa vinculados, envolve alunos de graduação e pós-graduação, além de parcerias com Universidade de Havana – Cuba, Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP – Presidente Prudente, Universidade Rennes II (França) e Universidade Federal de Mato Grosso, em parcerias de publicações.

Laboratório Geográfico de Estudos Econômicos e Políticos – LAGEP – Professor responsável: Thiago Araujo Santos

No Laboratório Geográfico de Estudos Econômicos e Políticos – LAGEP são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Geografia Humana, com ênfase em temáticas associadas à Geografia Econômica. Nesse espaço são realizadas reuniões e atividades de grupos de estudo, colóquios, reuniões de orientação coletiva e atividades didáticas ligadas à Graduação e Pós-Graduação em Geografia.

Atualmente, contemplando pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado, são realizados estudos coletivos e individuais sobre o capitalismo dependente brasileiro e as dinâmicas do capital na contemporaneidade, com ênfase nos impactos territoriais a elas associados.

As atividades realizadas no laboratório articulam-se no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço, Política e Ideologias (G-EsPI) (link para acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6629820741929047 ) e vinculam-se ao projeto “Teorias marxistas e a geografia do capitalismo”, que busca elucidar problemas ligados à processualidade contraditória envolvendo as condições atuais de um capitalismo em crise, considerando seus rebatimentos geográficos e suas consequências sociais.