Mestrado e Doutorado

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Geografia – com área de concentração em ANÁLISE GEOAMBIENTAL E PRODUÇÃO DO TERRITÓRIO no Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, apresenta-se como uma perspectiva concreta de associar a experiência consolidada dos cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento ao desafio de se firmar como uma unidade produtora de pesquisa e de conhecimento voltados ao processo de desenvolvimento regional e as discussões das questões socioambientais, em especial referentes ao planejamento/ordenamento territorial.

Trata-se de um programa permanente de Pós-Graduação strictu sensu na modalidade acadêmica que deve impulsionar estudos acerca de aspectos ligados ao desenvolvimento social da região e ao planejamento e gestão territorial a partir da contribuição de diferentes campos do conhecimento.

Este programa tem como pressuposto básico a instrumentalização metodológica necessária às atividades de pesquisa e ensino e objetiva a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional, dentro dos objetivos do Regimento Geral da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A materialização dos avanços e evolução do Programa de Pós-graduação em Geografia do Campus de Três Lagoas, ser tornou real e concreta quando atinge, em 2018 a Nota 4, dentro do sistema de qualificação dos Programas de Pós Graduação no Brasil estabelecido pela CAPES.


O Curso de Mestrado

O Curso de mestrado, foi aprovado pelo Parecer nº 122/2009 do Conselho Nacional de Educação e homologado pela Portaria nº 590/2009 do Ministério da Educação.O Curso está organizado em torno da área de concentração “Análise Geoambiental e Produção do Território” e das linhas de pesquisa “Dinâmica Ambiental e Planejamento” e “Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo”. É constituído de corpo docente qualificado e especializado composto por 20 pesquisadores distribuídos nas duas linhas de pesquisa do programa, sendo dezessete docentes permanentes, um docente colaborador e dois docentes visitantes – um nacional e outro estrangeiro. O curso já titulou mais de 115 mestres ao longo de seus 10 anos de existência.


O Curso de Doutorado

O Curso de Doutorado, foi aprovado pelo Parecer nº 556/2018 do Conselho Nacional de Educação e homologado pela Portaria nº XXX/2019 do Ministério da Educação. Assim,como o Mestrado, o Curso de Doutorado em Geografia está organizado em torno da área de concentração “Análise Geoambiental e Produção do Território” e das linhas de pesquisa “Dinâmica Ambiental e Planejamento” e “Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo”. É constituído de corpo docente qualificado e especializado composto por 13 pesquisadores distribuídos nas duas linhas de pesquisa do programa, todos docentes permanentes do Programa. O curso está em seu segundo ano de atuação ofertando oito vagas anuais.