Laboratórios PPGGEO

  • Laboratório de Estudos Urbanos e do Território – LETUR / Professor Responsável: Profa. Dra. Patrícia Helena Milani, Profa. Dra. Edima Aranha Silva, Profa. Dra. Rafaela Delcol.

Laboratório de Estudos Urbanos e do Território – LETUR. Concentra pesquisas em Geografia Urbana, sobretudo nas temáticas:  segregação e fragmentação socioespacial, práticas espaciais e dinâmica territorial urbana; estudo da rede urbana e cidades médias. Está vinculado ao Grupo de Pesquisa/CNPq “Espaço urbano e produção do território” que integra professores e alunos da UFMS e de outras universidades. O LETUR é equipado com equipamentos de informática, escritório, bem como livros e revistas científicas ligadas à Geografia Urbana.

Onde está vinculado o Projeto de Pesquisa: Urbanização e segregação socioespacial: escalas, formas e conteúdo, Financiado pelo CNPq

O referido laboratório bem como o projeto de pesquisa, envolvem alunos de pós graduação e graduação, além de parcerias com a Universidade Estadual Paulista – Campus Presidente Prudente – Participação no Projeto de Pesquisa – FragUrb

Estão vinculados ao LETUR, o grupo de pesquisa GAsPERR – Produção do Espaço e Redefinições Regionais (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9518)

  • Laboratório de Estudos Regionais – LABER (FINEP)

Professor Responsável: Prof. Dr. Jodenir Teixeira Calixto, Prof. Dr. Thiago Araújo Santos. É um espaço novo, contando com equipamentos de informática e escritório. É utilizado como espaço de estudos e pesquisas por grupos de estudos, bolsistas da graduação e pós-graduação. As pesquisas e estudos desenvolvidos são no âmbito da Geografia Regional e Agrária. Está vinculado ao Grupo de Pesquisa do CNPq: Centro de Estudos Regionais e Socioambientais (CeRes) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço, Política e Ideologias (G-EsPI). http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/309804

Onde está vinculado os Projetos de Pesquisas:

OS EFEITOS SOCIOESPACIAIS DA TERRITORIALIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO CANAVIEIRO NO MATO GROSSO DO SUL

TEORIAS MARXISTAS E A GEOGRAFIA DO CAPITALISMO

PRODUÇÃO CAPITALISTA DO ESPAÇO, IDEOLOGIAS GEOGRÁFICAS E RESISTÊNCIAS SOCIOESPACIAIS CONTEMPORÂNEAS

O referido laboratório bem como o projeto de pesquisa, envolvem alunos de pós graduação e graduação

  • Laboratório de Geografia Agrária – GEOAGRÁRIA

Professor Responsável: Profa Dra. Rosemeire Aparecida de Almeida e Prof. Dr. Sedeval Nardoque

No GeoAgrária, são desenvolvidas ações de ensino, pesquisa e extensão que objetivam produzir e divulgar conhecimento acerca da dinâmica agrária e conflitos resultantes do desenvolvimento do capitalismo no campo, particularmente no Território Rural do Bolsão Sul-matogrossense. Fornece suporte às atividades do Grupo de Pesquisa do CNPq “Estudos Agrários”, do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-BOLSÃO) e da Rede Dataluta Nacional e MS. Possui vários equipamentos que subsidiam atividades de campo e escritório.

Onde estão vinculados o Projetos de Pesquisas:

IMPLANTAÇÃO DE NÚCLEO DE ESTUDO EM AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA: DINAMIZAÇÃO DAAGRICULTURA FAMILIAR NO TERRITÓRIO RURAL DO BOLSÃO-MS. Financiamento Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq.

IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS À SAÚDE E AO AMBIENTE NA REGIÃO LESTE DE MATO GROSSO DO SUL

O referido laboratório bem como o projeto de pesquisa, envolvem alunos de pós graduação e graduação, além de parcerias com a UFGD – Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT): repasse de tecnologia social (Biodigestor). E Embrapa-Pantanal (cedência de pesquisador para compor projeto de pesquisa).

  • Laboratório de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos – LABGRH

Professor Responsável: Prof. Dr. André Luiz Pinto, Prof. Dr. Frederico dos Santos Gradella

Laboratório de Monitoramento Ambiental e Recursos Hídricos (LAMARH) FINEP. Concentra pesquisas sobre a qualidade e enquadramento de águas superficiais e subterrâneas; planejamento e gestão de bacias hidrográficas, de unidades de conservação e de planos de recuperação das matas ciliares e de feições erosivas. O Grupo de Pesquisa/CNPq “Planejamento e Gestão Ambiental” está vinculado ao laboratório. Possui equipamentos para análises de água em campo e laboratório.

Onde está vinculado os Projetos de Pesquisas:

DINÂMICA FLUVIAL E CONECTIVIDADE RIO-PLANÍCIE DO RIO VERMELHO, PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE. Financiado pelo CNPq

GEOPARK BODOQUENA-PANTANAL: AÇÕES ESTRATÉGICAS DE GEOCONSERVAÇÃO E PROJETOS EDUCACIONAISINTEGRADOS PARA O FORTALECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DOS NÚCLEOS DE CORUMBÁ E LADÁRIO Financiado pela Fundect.

MONITORAMENTO AMBIENTAL DAS BACIAS HIDROGRAFICAS DO CÓRREGO BEBEDOURO, CÓRREGO URUTÚ E RIBEIRÃO DAS CRUZES/MS. Edital PROPP – Pesquisa e Inovação em Parceria com Pessoas Jurídicas n. 82/2018.

Os referido laboratório bem como os projetos de pesquisas, envolvem alunos de pós graduação e graduação, além de parcerias com UFU – Professor e pós-graduandos membros de projeto de pesquisa da UFMS, UNESP – Presidente Prudente – Grupo de Pesquisa.

CESP Plano de Manejo da RPPN Cisalpina. De 2017 a 2019; UFGD Orientação de doutorado do Rafael B. Medeiros, tese: PROPOSIÇÃO DE UM ZONEAMENTO AMBIENTAL PARA A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FORMOSO, MATO GROSSO DO SUL – BRASIL: um estudo sobre sistema cárstico. De 2017 a 2020.

  • Laboratório de Cartografia – LABCART

Professor Responsável: Profa Dra. Gislene Ortiz Figueiredo Porangaba

O Labcart tem como objetivo o desenvolvimento de atividades voltadas para a temática da Cartografia e Análise ambiental. Atendendo alunos da graduação e pós-graduação dos cursos de Geografia e demais cursos do CPTL. Oferece consulta a materiais cartográficos e bibliográficos, como também suporte para a elaboração de mapas e cartas. O espaço é destinado para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Vincula-se a esse laboratório os projetos de pesquisa:

Análise do clima urbano em cidades de médio e pequeno porte. Coordenado pela Profa Dra. Gislene Ortiz Figueiredo Porangaba.

Urbanização e segregação socioespacial: escalas, formas e conteúdo.  Coordenado pela Profa. Dra. Patrícia Helena Milani

Cidades, clima e vegetação: modelagem e políticas públicas ambientais; CiClAMEn : Cities, Climate And vegetation: Modeling and Environmental public policies. Coordenado pela Profa. Dra. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim e pelo Prof. Dr. Vincent Dubreuil.

Os referido laboratório bem como os projetos de pesquisas, envolvem alunos de pós graduação e graduação.

  • Laboratório de Biogeografia e Climatologia Geográfica – LABICGEO

Professor Responsável: Prof. Dr. Mauro Henrique Soares da Silva

O LABiCGeo, tem a finalidade de exercer atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas aos cursos de graduação e pós-graduação do Campus de Três Lagoas, competentes aos temas e ou disciplinas de cunho ambiental, relacionadas aos princípios e abordagens da Biogeografia e da Climatologia Geográfica, pautando-se na interdisciplinaridade. Conta com uma série de equipamentos, tais como: estações meteorológicas, sensores termo higrômetros, armadilhas fotográficas, Drone, câmera termográfica, etc. Equipamentos estes adquiridos com recursos de projetos ligados ao PPGeo/UFMS/CPTL, fomentados pela FUNDECT, CNPq, CAPES, além de verbas da própria UFMS. Tais equipamentos permitem atender projetos de pesquisas dos docentes/pesquisadores membros do laboratório, além de projetos de Iniciação Científica, mestrados e doutorados, bem como aqueles em parcerias e/ou rede com outras instituições nacionais e internacionais. O LaBiCGeo está ligado aos Grupos de Pesquisa Geotecnologias e Modelagem Ambiental (GEOTEMA – UFMS) e Taxonomia, biossistemática e ecologia da flora de Mato Grosso do Sul e estados vizinhos – UFMS.

  • Laboratório de Sensoriamento Remoto Aplicado – LA-SER

Professor Responsável: Prof. Dr. Vitor Matheus Bacani e Profa. Dra. Patrícia Helena Mirandola Garcia

Laboratório de Sensoriamento Remoto – LASER. Desenvolve aplicações do Sensoriamento Remoto, com ênfase na modelagem ambiental dinâmica voltada às ações de planejamento e gestão ambiental de bacias hidrográficas. Está vinculado ao Grupo de Pesquisa/CNPq Geotecnologias e Modelagem Ambiental, com colaboração em rede de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. Possui grande diversidade de equipamentos e softwares (livres e comerciais).

Onde está vinculado o Projeto de Pesquisa: Geotecnologias aplicadas ao zoneamento ambiental da bacia hidrográfica do rio Pântano, MS: contribuição da modelagem ambiental dinâmica ao ordenamento físico-territorial. Financiado pelo – CNPq

O referido laboratório bem como o projeto de pesquisa, envolvem alunos de pós graduação e graduação, além de parcerias com Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Campus de Aquidauana / Universidade de Havana,Université de Rennes 2, França, University of Canterbury, Nova Zelândia, CNRS – Centre National de la Recherche Scientifique, França., CARTEL – Centre d’Applications et de Recherche en Télédétection, Université de Sherbrooke, Canadá”

Estão vinculados ao LA-SER Grupo de pesquisa: Geotecnologias e Modelagem Ambiental (GEOTEMA) – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/188668

  • Laboratório de Prática de Ensino – ENSIN@

Professor Responsável: Prof. Dr. Sedeval Nardoque Profa. Dra. Patrícia Helena Mirandola Garcia Laboratório de Prática de Ensino de Geografia Tem uma proposta interdisciplinar, como objetivo de construir materiais e recursos didáticos e cartográficos, de modo que os discentes mantenham contato com as diferentes tecnologias do ensino da geografia, além de criar parâmetros entre a teoria e a prática. Estão vinculados a esse laboratório: o PIBID – Programa de Iniciação à Docência, o Laboratório Multidisciplinar de Ensino e aprendizagem e a Revista ENSIN@ UFMS, além do Projeto Estagio do Curso de Licenciatura em Geografia.

Onde está vinculado o Projeto de Pesquisa: Educação Ambiental – Meio Ambiente e Politicas Publicas no Mato Grosso do Sul.

O referido laboratório bem como o projeto de pesquisa, envolvem alunos de pós graduação e graduação, além de parcerias com UFMT – Universidade Federal do MT e o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências UFMS/Campo Grande – Linha Ensino e Educação Ambiental.

Estão vinculados ao ENSIN@ o Grupo de pesquisa: LEA UFMS – Laboratório Multidisciplinar de Ensino e Pesquisa – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8516

O referido laboratório é uma integração das duas linhas, constituindo o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.

Além da revista ENSIN@ – https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl

  • Laboratório de Geoprocessamento – LAPEGEO SIG

Professor Responsável: Profa. Dra. Patrícia Helena Mirandola Garcia e Prof. Dr. Vitor Matheus Bacani

Laboratório de Geoprocessamento (FINEP). É um prédio novo, com 51,04 m², que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de geoprocessamento. O Grupo de Pesquisa DIGEAGEO – Diretrizes de Gestão Ambiental com uso de Geotecnologias está vinculado diretamente ao laboratório e é parceiro de outros laboratórios da UFMS e de outras universidades no país. Possui um amplo conjunto de equipamentos e softwares específicos para atender às aplicações no campo das geotecnologias.

Onde está vinculado o Projeto de Pesquisa: “MONITORAMENTO AMBIENTAL DAS BACIAS HIDROGRAFICAS DO CÓRREGO BEBEDOURO, CÓRREGO URUTÚ E RIBEIRÃO DAS CRUZES/MS. Edital PROPP – Pesquisa e Inovação em Parceria com Pessoas Jurídicas n. 82/2018. Agencia Financiadora – Eldorado Brasil e CNPQ – bolsas”

O referido laboratório bem como o projeto de pesquisa, envolvem alunos de pós graduação e graduação, além de parcerias com Universidade de Havana – Cuba, Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso, em parcerias de publicações,