A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) dá início às atividades do projeto de extensão Centro de Educação e Cooperação Socioambiental: biodiversidade, cultura e território

Postado por:

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) dá início às atividades do projeto de extensão Centro de Educação e Cooperação Socioambiental: biodiversidade, cultura e território, financiado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Este projeto estratégico busca estruturar o Centro de Educação Ambiental (CEA), promovendo a produção, disseminação e integração de informações sobre meio ambiente e Educação Ambiental, com ações voltadas para a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida no Mato Grosso do Sul.

Com sede na Cidade Universitária da UFMS e polos em Aquidauana, Coxim, Três Lagoas e Corumbá. No campus de Três Lagoas, a professora Patrícia Helena Mirandola Garcia liderará o polo local no Laboratório de Prática e Ensino de Geografia, articulando atividades de extensão, pesquisa e formação que envolve diretamente os discentes. Essa abordagem não só proporciona aprendizado prático aos estudantes, como também contribui para a construção de soluções voltadas à conservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. Um dos diferenciais do projeto é a forte integração de alunos da Graduação em Geografia e da Pós-Graduação em Geografia, especialmente na linha de pesquisa Dinâmica Ambiental e Planejamento, que participarão ativamente da análise, planejamento e execução das ações ambientais.

A integração de alunos e pesquisadores no CEA reforça o compromisso do projeto em capacitar profissionais comprometidos com políticas públicas ambientais. Financiado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o projeto conta com suporte logístico e recursos materiais, como equipamentos de informática, comunicação visual e insumos para viabilizar ações coletivas e permanentes, incluindo iniciativas como Salas Verdes, Município Sustentável e Circuito Tela Verde.

Essa parceria entre academia e políticas públicas consolida a UFMS e o Campus de Três Lagoas, como um polo de referência na Educação Ambiental, permitindo que alunos da graduação e pós-graduação contribuam ativamente para enfrentar desafios socioambientais e promover uma sociedade mais sustentável.

Compartilhe:
Veja também