Inserção Social

Os projetos de Extensão presentes no programa de pós-graduação em Geografia compõem a principal ferramenta de inserção social, assim como, a aprovação de alunos egressos em concursos da rede pública de ensino na área de Geografia e de órgãos públicos e privados.

Mais de 50% do corpo docente permanente do programa, coordenou ao menos um projeto de extensão entre 2017 e 2019, totalizando 17 projetos de extensão durante o período, no entanto, quase que a totalidade dos docentes do programa estão envolvidos em projetos de extensão como membro integrante.
O PPGEO-CPTL tem atuado de forma muito ativa juntos aos movimentos sociais locais e regionais, bem como em entidades representativas de conselhos consultivos e deliberativos públicos.

Também salienta a participação de docentes e alunos em consultorias/apoio junto a Associação de Moradores, Pequenos Produtores Rurais, Elaboração de Plano de Manejo de Áreas de Preservação e de Reservas Ambientais.
Destaca-se a participação de professores (Profa Dra Edima Aranha, Prof Dr André Luiz Pinto e Profa Dra Rosemeire Aparecida Almeida) e de alunos do curso junto ao Projeto de Extensão Melhor Idade (alunos da Terceira Idade), por meio de palestras, oficinas e publicações de artigos na coletânea anual.

Realização do Projeto Consumo Alimentar que consiste em uma parceria entre os produtores rurais de Assentamentos e o LABET/UFMS que fornece Sacolas com verduras e legumes tanto a comunidade da UFMS como externa; Feira Ecológica, que consiste em uma cooperação entre o LABET/UFMS, coordenado pela Profa Dra Rosemeire Aparecida de Almeida, por meio dos Projetos: Estudo dos processos educativos formais e informais como ferramentas de transição agroecológica em assentamento de Reforma Agrária no Território do Bolsão Sul-Mato-Grossense; Feira de produtos em Transição Agroecológica da Agricultura Camponesa em Três Lagoas-MS.

Outra atividade permanente no Programa são as visitas e trabalhos de campo, as quais se tornaram um meio de aproximação com a comunidade externa da UFMS e estratégia de divulgação do curso e das pesquisas do programa, principalmente junto aos Assentamentos dos Pequenos Produtores, às comunidades rurais da região, e às escolas da rede pública de ensino.

Também é notável o projeto de Extensão/UFMS Grupo de Consumo pelo LABET, coordenado pela professora Rosemeire Aparecida Almeida, junto aos Pequenos Produtores do Cinturão Verde e Reassentamento 20 de Março em Três Lagoas, cuja produção é comercializada semanalmente, no âmbito do Campus, além do apoio extensionista aos pequenos produtores.

Também iniciou outra atividade vinculada ao LABET, a Feirinha Ecológica no campus da UFMS/CPTL, onde são comercializados uma vez por semana, produtos do pequenos produtores.

Outra atividade revela a inserção social do Programa é a presidência pela Profa Dra Edima Aranha Silva da Rede de Monitoramento Cidadão de Três Lagoas, por meio do Plano de ação do município de Três Lagoas, disponível em www.treslagoassustentavel.com.br .

O Plano de Ação Três Lagoas Sustentável é produto de um extenso trabalho conjunto de planejamento, realizado no âmbito do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), promovido em Três Lagoas em uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Instituto Votorantim, a Fibria, o BNDES, o Instituto Arapyaú, a CAIXA e a Prefeitura Municipal de Três Lagoas. A Synergia Consultoria Urbana e Social foi selecionada para a implementação direta do trabalho com a equipe da prefeitura e de entidades e instituições locais, sob a supervisão dos promotores do projeto.

Uma das formas de inserção social se dá por meio da participação de professores e alunos da pós-graduação em comissões de órgão públicos como: CONDEMA, CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE, Segurança Alimentar dentre outros.

Ainda dando continuidade aos projetos que visão a inserção social do programa houveram novas edições de projetos de extensão com concreto alcance da população local.
I) foi aprovado e desenvolvido projeto de extensão “Agroecologia e Organização do Consumo: feiras e grupos de consumo em Três Lagoas/MS – Edital (Extensão EXT/2019), o qual surge de demanda das comunidades rurais em 2018. Evidencia-se que a continuidade desta ação tem permitido a ampliação dos canais diretos de comercialização a exemplo da implantação de grupos de consumo e das Feiras tanto no CPTL como em espaço externos, a exemplo dos Condomínios residenciais. Portanto, os projetos permitiram criar e implantar canais curtos de comercialização, a fase agora é consolidar por meio do fomento a autonomia entre agricultores e consumidores. A busca desta articulação produção-consumo é mediada pelo Núcleo de Estudos Agroecológicos do Bolsão-MS (NEA) via projeto de pesquisa aprovado no CNPq (2017/2019), intitulado: ‘IMPLANTAÇÃO DE NÚCLEO DE ESTUDO EM AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA: dinamização da agricultura familiar no Território Rural do Bolsão-MS, sob coordenação da Docente Rosemeire Aparecida de Almeida, com participação de discentes, egressos, pós-doutorandos e demais docentes permanentes do programa;,
II) O II Encontro Regional em Comemoração ao Dia do Geógrafo (ERCOGeo). O evento, aprovado pelo edital “Ext-2019 UFMS) também se materializa uma ação de inserção social importante do PPGGeo/CPTL, uma vez que em sua estrutura e dinâmica integra comunidade acadêmica bem como a externa local/regional, por meio de oferta de inscrição gratuita para professores da rede básica de ensino, bem como entidades civis organizadas, além de oferecer atividades com a participação da comunidade rural ligados ao projeto de feira agroecológica que podem comercializar seus produtos nos intervalos do evento.

Os docentes e discentes do PPGEO-CPTL apresentam fortes laços com a educação básica. Tal relação advém do fato da grande maioria dos nossos alunos (inseridos no mercado de trabalho) atuarem na rede básica de ensino.
Uma das formas da interface é a realização de projetos de Educação Ambiental – Novos Talentos/CAPES realizado nas escolas da rede de ensino básico.

Destaca-se também uma importante ação: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que integra diretamente os alunos participantes do projeto junto aos professores e alunos da rede de ensino básico.
Participação dos alunos e professores da Pós Graduação nas escolas da rede de ensino básico em Semanas do Meio Ambiente, Semana da Água, Feiras do Conhecimento, etc.
Ainda no âmbito do Ensino Básico, destaca-se o Programa “Laboratório Muldisciplinar de Ensino e de Aprendizagem (LEAH/UFMS): a universidade e a formação contínua de professores no exercício da docência na Educação Básica”, consiste na colaboração da universidade na elaboração/execução coletiva de ações que privilegiam a formação contínua e, para tanto dos docentes lotados nas redes municipal e estadual no município de Três Lagoas – MS, coordenado pela Profa Dra Patricia Helena Mirandola Garcia .

O programa atua com parceria direta com a Secretaria Municipal de Ensino de Três Lagoas além de contar com a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTED). Deste modo as ações do referido programa atuaram como ferramenta direta de capacitação dos docentes da educação básica na região.

Ainda em Três Lagoas, mais diretamente ligado a temática de ferramentas pedagógicas para o ensino de Geografia e de ciências afins, o projeto “Uso de Geotecnologias aplicado à análise da Paisagem como estratégia para compreensão da relação entre Homem e Natureza na escala Local”, atingiu diretamente os alunos da rede pública de ensino de educação do campo, na região de Três Lagoas, disponibilizando 10 bolsas de iniciação científica júnior., com recursos pagos via Fundect, envolvendo os estudantes em pesquisas científicas e possibilitando aos professores da escola usufruir desta pesquisa como estratégia para a disseminação dos conteúdos programáticos das disciplinas de geografia e ciências afim, permitindo benefícios diretos a toda a comunidade escolar envolvida.

Fora de Três Lagoas, mas ainda na temática de contribuição ao ensino, o projeto “A Questão Agrária nas Escolas Públicas de Educação Básica na Região da Grande Dourados de Mato Grosso do Sul”, com o objetivo de compreender como a Questão Agrária é discutida nas escolas públicas de Educação Básica da região da Grande Dourados e adjacências, vem envolvendo diretamente a participação de estudantes, professores, coordenadores e diretores que, em ações coletivas e participativas ajudam a compreender melhor a realidade de cada escola, trazendo dados que permitem discutir a qualidade do ensino e do ambiente escolar.

Tais projetos possuem grande influência na perspectiva de projetos de pesquisa de mestrado e doutorado ingressos no programa, uma vez que é verificado que em 2018 e 2019 houve um aumento exponencial de projetos voltados à temáticas relacionadas ao ensino básico, sendo que 29 alunos ingressos em 2018 e 2019, 7 possuem pesquisas com temáticas voltadas ao ensino básico.

Atualmente em 2021 – o PPGGEO participa do Projeto de Extensão Tereré Geografico em parceria com a PPG de Aquidauana.