O Programa de pós-graduação em Geografia recebe seu 1º aluno estrangeiro para cursar doutorado
O Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas (MS), no início desse semestre recebeu o primeiro aluno aluno estrangeiro desde que foi criado. Trata-se do jovem Nogar Tomás Boca, Professor Mestre da Universidade de Save em Moçambique, para o curso de doutorado.
O aluno irá desenvolver o projeto de pesquisa intitulado “Dinâmica socioambiental urbana na multiplicação dos riscos: uma análise multitemporal na construção de políticas públicas na cidade de Xai-Xai”, sob orientação da profa. Dra. Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba.
Moçambique é um país que está na rota de desenvolvimento, o que torna as suas cidades apetecíveis. A colonização das áreas urbanas não é acompanhada por instrumentos normativos e políticas públicas claros que definam com clareza as áreas para cada classe de uso de solo, gerando uma ocupação desordenada e, por conseguinte, a multiplicação de riscos de vária ordem. Nesse sentido, este Doutorado é uma grande oportunidade para discussões académicas e construção de reflexões que possam constituir alternativas para a mitigação dos riscos, até porque a linha de pesquisa é “Produção do Território e Análise Geoambiental”. Ademais, a UFMS figura na lista das pristigiadas IES do Brasil e do mundo todo, tornando-a num espaço privilegiado para a potencialização do meu “nicho académico” – Nogar Boca.
A vinda do aluno estrangeiro apoiada pelo Edital UFMS/PROPP Nº 1, de 4 de Janeiro de 2023, é uma importante ação de internacionalização que possibilita a abertura de parcerias e convênios entre a UFMS e a Universidade de Save.